quinta-feira, 28 de dezembro de 2006

Minhas extensões no Thunderbird

**Atualização: De um tempo para cá, eu abandonei o uso de clientes de e-mail em favor dos webmails, que estão com ótimos recursos equiparando-se os clientes de desktop. Aliado a isso, com o barateamento e o aumento da banda larga, tornou-se viável a utilização dos webmails no cotidiano, assim temos os e-mail disponíveis em qualquer lugar do mundo sem a dependência física de um computador ou notebook. Além disso, todos os principais webmails, Gmail, Outlook (antigo Hotmail) e Yahoo já possuem versões moveis o que torna ainda mais atraente o uso destes aplicativos. Isso sem contar o fator Backup, é tanto espaço oferecido que praticamente nem é preciso fazer backup e, se o espaço for insuficiente, há a opção de comprar mais por preços bem atraentes.**



Muito se fala do Firefox, das suas vantagens, segurança e flexibilidade e eu, aliás, também sou um usuário e um entusiasta desse grande software que já entrou para a história ao fazer a toda poderosa Microsoft se "coçar" e modernizar seu navegador que estava havia mais de 5 anos sem grandes atualizações, se bem que, muitas das novidades já estavam presentes ou no Firefox ou no Ópera.

Bom mas a minha intensão com este texto é falar um pouco do Thunderbird, outro grande produto da Fundação Mozzila, e que as vezes é relegado a um segundo plano de importância. Por isso resolvi escrever um pouco sobre as extensões que uso no meu Thunderbird 2.0 beta 1:

AddressBooks Syncronizer (0.5.4.1)
Sincroniza os contatos com um arquivo online via FTP, ou localmente em um diretório previamente escolhido.

Birthday Reminder (0.65)
Colocando-se a data de aniversário do seu contato no espaço "Custon 1" (ou qualquer outro que você definir) no Address Book, uma janela pop-up o lembrará as datas de aniversário toda vez que o Thunder for aberto. Ainda não consegui fazer funcionar direito, aguardo as próximas atualizações, pois É uma função que muito me agrada.

Change quote and reply format (0.5.0.1)
Altera o cabeçalho padrão para um parecido com o do Outlook. Possui várias opções de formatação.

ExternalTemplateLoader
(0.2.2)
Insere a opção de carregar um HTML externo como um template ao criar uma mensagem nova.

Folderpane tools (0.0.5)
Customiza a ordem em que as contas aparecem no Thunder, além de dar a opção de configurar qual conta será default.

Minimize to tray enhancer (0.4)
Adciona mais opções à extensão Minimize to tray, como a possibilidade de se colocar um botão na barra do Thunder de minimizar o software para o tray do windows.

Minimize to tray (0.0.1.2006102625+)
Minimiza o software para o tray do Sistema.

Quote Colors
Configura as cores dos Texto e bacgrounds para os diferentes níveis de respostas.

Bom é isso, ainda procuro uma boa extensão que lide com anexos (attachments) onde ela, automaticamente, salve os anexos em uma pasta previamente escolhida e colocando um atalho na mensagem, aliviando o peso das mensagem. Já testei a Attachments Tolls e não gostei muito, me parece que ela não tem dois recursos importantes para mim:
O processo deve ser automático
Quando for deletar a mensagem que já teve o anexo salvo numa pasta, a extensão deveria perguntar se quero deletar o anexo também.
Acho que logo deve aparecer algo assim e, por enquanto, vou usando a opção nativa do Thunder para isso, que é totalmente manual e sem muitos recursos.